sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Fica Proibido

A internet é algo curioso. Alguns amigos já leram o blog e até já me disseram o que acharam. Estou empolgada com o meu refúgio e, espero que ele não seja como mais uma de minhas agendas da adolescência. Mesmo estando com um espírito de blogueira assídua, não tenho o intuito de escrever todos os dias. Se um dia eu tiver vontade, tempo e disposição de escrever mais de uma vez ao dia – também não exitarei em fazê-lo!

A última vez que senti algo parecido relacionado à web, foi em 2004, quando o Orkut virou uma febre no Brasil. Hoje eu não tenho mais a mesma sensação, claro, pois ter uma conta no Orkut já virou mais do que lugar-comum. Sem contar a falta de segurança e privacidade. Há duas semanas resolvi sair, pois invadiram a minha conta, mandaram mensagens que eu não escrevi e adicionaram comunidades que não tinham nada a ver comigo. Tenho planos de retornar, mas com menos amigos, menos comunidades e com um enfoque mais voltado para contatos profissionais.

No meu último perfil do Orkut eu coloquei um poema de Pablo Neruda chamado “Fica Proibido”. Nem tudo o que está escrito nele eu sigo à risca, mas com certeza retrata muito do que eu busco no atual momento. Nunca fui muito ligada em poesia, mas tenho verdadeira paixão por esse poeta chileno. O texto dele é simples, contemporâneo - e não tem nenhuma pretensão de ser erudito ou prolixo. É interessante como tudo o que vem do Chile é bacana, com exceção de Pinochet, é claro!

Sou do Rio Grande do Sul e tive um contato muito forte com as culturas do Uruguai e da Argentina. Mesmo assim, o Chile e alguns personagens que fazem parte da sua história me chamam a atenção, como Neruda e Salvador Allende. Em outra ocasião, com mais pesquisa e, quem sabe, depois de uma visita ao Chile, poderei falar com mais propriedade sobre esse país fantástico.
Para quem não leu, aí está o poema do meu perfil:
Fica Proibido
"Fica proibido chorar sem aprender,
Levantar-se um dia sem saber o que fazer,
Ter medo das tuas recordações
Fica proibido não sorrir ante os problemas,
Não lutar pelo que queres,
Abandonar tudo por medo,
Não transformar em realidade teus sonhos
Fica proibido não demonstrar o teu amor,
Fazer com que alguém pague pelas tuas dúvidas e pelo teu mau humor
Fica proibido deixar os teus amigos,
Não tentar compreender aquilo que viveram juntos,
Chamá-los somente quando precisa deles
Fica proibido não seres tu perante todos,
Fingir para as pessoas que não te importas,
Esquecer todos os que te querem
Fica proibido não fazeres as coisas para ti mesmo,
Não fazeres o teu destino,
Ter medo da vida e dos teus compromissos,
Não viver cada dia como se fosse o último."

Pablo Neruda

Um comentário:

Anderson Nascimento disse...

O Chile é um pais maravilhoso. Estive lá em 2007, comemorando 2 anos do meu casamento.

Senti muita vontade de abrir uma filial da 'Anderson Nascimento', que sem noção que sou...tadinho que mim, muito sonhador...

Mas o fato é que gostei muito de lá e inclusive passei pela casa do Neruda, no qual hoje é um local para venda de seus livros e alguns utensílios 'pra turista ver e comprar'.